SOBRE A SEMANA DA

CONSCIÊNCIA NEGRA

UNIFESP



A Semana da Consciência Negra Unifesp “Universidade, Cotas e Educação para as Relações Étnico-Raciais” 2021 é uma iniciativa das Pró - Reitorias da Unifesp, dos campi, bem como dos Coletivos de combate ao racismo, atuantes na promoção da equidade de direitos e do respeito à diversidade.

Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, a Universidade Federal de São Paulo promove entre os dias 16 e 19 de novembro a Semana da Consciência Negra 2021, a qual conta com uma série de eventos gratuitos, tais como conferências, palestras, mesas-redondas, rodas de conversas, atividades culturais e show de encerramento. O tema deste ano é: “Universidade, Cotas e Educação para as Relações Étnico-Raciais”.

Ao longo de quatro dias, reuniremos professores, pesquisadores, estudantes e artistas de diversas instituições públicas e privadas cujos trabalhos tematizam a participação dos descendentes de africanos como sujeitos e agentes de luta e conquista de direitos.

Organizada pelas Pró-Reitorias e pelos campi da Universidade Federal de São Paulo, em parceria com os Coletivos de Combate ao Racismo, o evento instiga a reflexão sobre a Universidade e o seu papel social, a sua política de inclusão, permitindo, entre outras atividades, o debate sobre a presença de pretos e pardos nas instituições de ensino superior.