Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro de 2025, esta semana dedicada à reflexão e ação sobre a história, cultura e luta do povo negro no Brasil destaca o protagonismo das mulheres negras no campo das resistências e das transformações sociais. Sob o tema "Mulheres Negras em Movimento: Reparação e Emancipação", propomos uma agenda que valoriza as narrativas e ações do papel dessas mulheres como agentes fundamentais na construção de direitos, justiça racial e equidade. Sendo uma delas homenageada com o nome da nossa política de equidade “Carolina Maria de Jesuas”
Durante esta semana, serão promovidos debates, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais que abordam a luta pela reparação histórica dos danos causados pelo racismo, a afirmação agência e identidade negra, e o exercício da emancipação política, social e econômica. A programação visa fortalecer a conscientização coletiva sobre os desafios enfrentados, celebrando a resiliência, criatividade e liderança das mulheres negras como indispensáveis para a transformação das estruturas sociais.
Este momento convida toda a sociedade a reconhecer, apoiar e implementar políticas e práticas que garantam a reparação concreta e o avanço da emancipação, inspirando uma vivência democrática, plural e justa para todos.