Sobre a Semana de Consciência Negra 2024


A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) celebra, em 2024, 30 anos de excelência em ensino, pesquisa inovadora e extensão universitária, promove, anualmente, a Semana da Consciência Negra (SCN). A SCN da Unifesp é um evento dedicado à reflexão, celebração e conscientização sobre a rica herança cultural e técnico-científica afro-brasileira e, também, discutir as questões contemporâneas da comunidade negra. A SCN busca promover uma discussão profunda sobre o racismo estrutural, a igualdade de oportunidades, a valorização da cultura negra e a construção de um ambiente universitário verdadeiramente inclusivo e diverso, reafirmando o compromisso da Unifesp com o desenvolvimento científico e social do Brasil alinhado com uma perspectiva de justiça social e equidade.

 

O tema da Semana da Consciência Negra 2024, "As cores dos saberes: população negra e a produção de conhecimento na universidade", destaca a contribuição fundamental da população negra para o pensamento crítico e a produção científica no espaço acadêmico. A escolha desse tema reflete um esforço para transformar a universidade em um ambiente cada vez mais inclusivo, onde epistemologias e formas de conhecimento de matriz negra sejam não apenas valorizadas, mas também legitimadas como elementos essenciais na construção do saber.

A definição do tema foi deliberada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Unifesp (NEAB) e reforça o compromisso institucional com uma política antirracista e com a promoção da produção intelectual negra. O objetivo é incentivar a comunidade acadêmica a refletir sobre a importância da diversidade de conhecimentos e a construir um espaço acadêmico que verdadeiramente acolha, legitime e celebre diferentes perspectivas e experiências, fortalecendo a justiça social e a equidade na produção e disseminação do conhecimento.