Neste mês de novembro o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na Universidade Federal de São Paulo (NEAB-UNIFESP) está promovendo o Mês da Consciência Negra. O evento está sendo organizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unifesp (PROEC) e visa articular saberes acadêmicos, populares e tradicionais no intuito de celebrar, homenagear e valorizar as ações contemporâneas e dos antepassados negros que contribuíram e contribuem para o combate ao racismo em suas diferentes expressões na instituição e na sociedade. 

Sobre o NEAB UNIFESP, surgiu em 2010 no Campus Guarulhos a partir da iniciativa de um grupo de docentes negros aos quais se agregaram discentes negros e negras. Posteriormente o coletivo Reflexos de Palmares do Campus Baixada Santista se somaria ao NEAB. Durante o período 2010-2015 os integrantes do NEAB promoveram diversas ações extensionistas e antirracistas, cursos de extensão, especialização latu senso, oficinas, Semanas da Consciência Negra, Jornadas, dentre outras. Após o ano de 2015 o NEAB se tornou Núcleo Associado à PROEC UNIFESP e as ações de combate ao racismo ganharam novo impulso, ampliando-se para outras Pró-Reitorias e a Semana da Consciência Negra assumiu caráter institucional, porém o sentido extensionista permanece como principal objetivo, assim, têm sido organizado periodicamente minicursos, ciclo de palestras, mesas-redondas, atividades culturais (cinema negro, música, oficinas, literatura negro-periférica). 

ACOMPANHE O QUE ACONTECEU NA SEMANA

Literatura Negro-Periférica, narrativas, memórias, experiências e performances


Hip-hop Mulher: Memórias e trajetórias das jovens no movimento hip-hop



Bailes Blacks em São Paulo: memória oral e cultura material



As Micro - Áfricas em São Paulo: Análise dos processos históricos de constituição das territorialidades negras na cidade



Intolerância Religiosa e Racismo Religioso: para além de uma questão meramente semântica



"Não consigo respirar": privilégios da brancura e violência racial no Brasil - Mesa de Debate:  "Ancestralidade e resistências"