Mini Curriculum

 dos Convidades

Prof. Dr. Acácio Sidinei Almeida Santos 

1° dia - Terça-feira, 16 de novembro de 2021

09h às 10h30 - Cerimônia de Abertura da Semana da Consciência Negra

Pró - Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas - UFABC. Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia, Relações Internacionais e História; atuando principalmente nos seguintes temas: África, Etnologia das Sociedades Africanas, História da África, História da Costa do Marfim, Relações Internacionais, Migração, Saúde, HIV/AIDS e Direito Costumeiro. Desde 1999 desenvolve trabalho de campo na Costa do Marfim (África do Oeste).

Adriana Aparecida dos Santos Franco

1° dia - Terça-feira, 16 de novembro de 2021

09h às 10h30 - Cerimônia de Abertura da Semana da Consciência Negra 

Pró-Reitora Adjunta de Gestão com Pessoas Unifesp

Prof. Dr. Adilson José Moreira 

3° dia - Quinta-feira, 18 de novembro 

14h às 15h30 - Pensando com um Negro: Ensaio de Hermenêutica Jurídica (sala1) 

Doutor em Direito Constitucional Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2013). Doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da UFMG com estágio doutoral sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade de Yale (2007) (Bolsista CAPES/CNPq). Master of Laws pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2005). Mestre em Direito Constitucional pela UFMG (2001) (Bolsista CAPES). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG (1999) (Bolsista CNPq). Esteve envolvido com pesquisas sobre direitos fundamentais, sociologia do direito e direitos de minorias desde a graduação. O interesse por esses temas se manteve durante os cursos de pós-graduação e também o motivou a procurar formação acadêmica nos Estados Unidos. Sua tese de doutorado na Universidade de Harvard foi escrita sob a orientação de Randall Kennedy, Kenneth Mack e Orlando Patterson. Desenvolve uma série de projetos que envolvem Direito Constitucional, Direito Constitucional Comparado, Teorias de Discriminação, Sociologia do Direito, História do Direito, Direito de Família e Direito de Minorias. Lecionou as seguintes disciplinas em universidades brasileiras: Direito Constitucional, Processo Constitucional, Teoria da Constituição, Teoria do Estado, Direitos Humanos, Metodologia Científica e Psicologia Jurídica.

Aline Lúcia de Rocco Gomes

4 ° dia – Sexta-feira, 19 de novembro 

18h às 19h30Mesa de Encerramento: Balanço do Evento e Perspectivas Futuras (ProEC) 

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pesquisadora do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) no projeto “Violência de Estado no Brasil: Uma Análise dos Crimes de Maio de 2006 na Perspectiva da Justiça de Transição e da Antropologia Forense”. É educadora na área da educação popular e direitos humanos. Está atualmente como apoio na Coordenadoria de Direitos Humanos da ProEC Unifesp. 

Prof. Dr. Carlos José Lírio 

Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi professor do ensino básico nas Redes Oficiais do Estado e do Município de São Paulo. Lecionou na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e, atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Letras, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UNIFESP). É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Multiletramentos na escola por meio da hipermídia, sediado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Aline Torres

1° dia - Terça-feira, 16 de novembro de 2021

09h às 10h30 - Cerimônia de Abertura da Semana da Consciência Negra

Secretária de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo

Carlos Henrique Veloso

Olùkọ́ Bàbá Ọ̀nà, nascido no terreiro, criado aqui e ali, formado em línguas da rua, sou o vazio, prenhe de possibilidades. Também doutor em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, mestre em Filosofia, graduado e licenciado em Filosofia,(UFRJ) aprendiz de feiticeiro e pesquisador da cultura e da língua Yorubá em nível de pós-doutorado na UNIFESP.

Amanda França

3° dia - Quinta-feira, 18 de novembro 

11h às 12h30 - Desafios e Possibilidades no Campo das Políticas da Igualdade Racial (sala1) 

Secretária Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Graduada em Ciências sociais pela UEL/ Londrina. Mestre em Ciências Ambientais pela USP. Realiza há mais de 12 anos um amplo trabalho com foco em políticas públicas. Em 2008, iniciou como voluntária na Secretaria de Meio Ambiente na Prefeitura de Osasco. Assumiu como Assessora em 2009. Exerceu a função de Diretora Técnica entre os anos 2013 a 2020, sendo nomeada em seguida para o cargo de Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Ana Márcia Lima Costa

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Mestra em Educação e Contemporaneidade, do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Especialização em Planejamento e Gestão para a Educação pela UNEB. Possui graduação em Pedagogia também pela UNEB. Trabalhou como supervisora técnica do FUNDESCOLA - MEC. Desenvolveu atividades como Diretora de Organização e Registro Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Candeias. Atuou como professora mestre do ensino superior, na Faculdade Metropolitana de Camaçari - FAMEC. Foi coordenadora pedagógica - Secretaria Municipal da Educação de Salvador - SMED. Trabalhou como Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP. Atualmente trabalha como pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador. Tem desenvolvido pesquisas acerca de política educacional profissional e tecnológica, educação e trabalho, planejamento, gestão e administração da educação, prática educativa na educação básica.

Profa. Dra. Ana Maria do Espirito Santo

2° dia - Quarta-feira, 17 de novembro de 2021 

19h30 às 21h - Conferência Geopolítica Racial da Desigualdade e os Desafios da Covid-19 

Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, mestrado em Tecnologia Nuclear - Área Materiais pela USP/IPEN e doutorado em Ciência dos Materiais pela USP/IPEN. Fez especialização no Instituto de Física Aplicada da Swiss Federal Institute of Technology - Lausanne, Suisse (EPFL - Área: Física da Matéria Condensada. Sócia-fundadora da Associação Brasileira de Análise Térmica e Calorimetria (ABRATEC) e da Sociedade Brasileira de Crescimento de Cristais (SBCC). Sócia regular da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Atualmente é Professora Adjunta em regime de Dedicação Exclusiva no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-São José dos Campos). Coordenadora do Projeto de Extensão CRISTHAAL na área de Educação e Sociedade. Faz parte do GT de Politicas de Formação Docente da Unifesp, Membro Titular da Comissão de Monitoria da ProGrad Unifesp, membro do Comitê de Promoção de Igualdade Étnico-Racial, Prevenção e Combate ao Racismo da Unifesp.

Ana Paula Pires Lourenço

11h às 12h30 - Cotas Sociais: Por que essa discussão ainda é necessária?(sala2) 

Assistente Social e mestranda pela Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista (UNIFESP). Atua no Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares, no qual estuda a presença negra feminina na literatura brasileira. Também é educadora no projeto de extensão Cursinho Popular Cardume (UNIFESP)

Profa. Dra. Andrea Rabinovici

Graduada em Ciências Sociais, com ênfase em antropologia (Unicamp). Especialista em Turismo Ambiental (Senac), mestra em Ciência Ambiental (USP), doutora em Ambiente e Sociedade (Unicamp). Foi Pró-reitora de assuntos estudantis, chefe de gabinete e vice-reitora da Unifesp. Atualmente é docente do Departamento de Ciências Ambientais e do Programa de Pós-graduação em Análise Ambiental Integrada do Campus Diadema da Unifesp e Vice-coordenadora da Cátedra Sustentabilidade da Unifesp. Participou ativamente da Construção da Política de Promoção de Equidade Étnico-racial da Unifesp. 

Profa. Dra. Andréa Slemian

Graduada em História pela Universidade de São Paulo, possui Mestrado (2000) e Doutorado (2006) na mesma instituição. Desde 2011, é professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde leciona na graduação e na pós-graduação. Desenvolveu estágios de pesquisa na Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e na Università di Roma "La Sapienza". Foi professora visitante da Universitat Jaume I (Espanha), no Instituto Tecnológico Autónomo do México (ITAM), na Universidade Jean Jaurés (Toulouse), na University of Texas (Austin, EUA), na Universidad del Pais Vasco (UPV, Bilbao) e na Universidade do Espírito Santo (UFES). É especialista em História do Brasil, entre os séculos XVIII e XIX, com ênfase no processo das reformas ilustradas, da Independência e da formação do Estado nacional. Atualmente suas principais temáticas são análises das instituições e da justiça - especialmente as formas processuais, inclusive dos tribunais mercantis -, numa interface entre história e direito, com interesse cada vez maior em uma história integrada com a América ibérica. Foi editora chefe da Revista Almanack (www.scielo.br/alm) de 2019 a 2021, atualmente é editora da Revista Brasileira de História (RBH) e Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq (nível 2)

Bruno Pereira da Silva

Enfermeiro (2009), especialista em álcool e outras drogas (2013), mestre (2014) e doutor em ciências (2019). Professor universitário e pesquisador no campo da Saúde Mental, Enfermagem em Saúde Mental e suas Interfaces. Membro fundador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) UFAC/CZS. Pesquisador no Centro de Estudos e Pesquisa sobre o Álcool e outras Drogas: interconexões (CEPADi) da UFES. Pesquisador do grupo pesquisa Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental (EISME) da UNIFESP. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN). Membro do Grupo de Língua Portuguesa da Sociedade Marcé de Saúde Mental Perinatal. Membro do MINA-Brazil Study Group da FSP-USP. 

Camila Padilha

Cientista social em formação na Unifesp, atualmente integra a equipe da Cátedra Kaapora como bolsista, participa do grupo de estudos "Antropologia, Corpos, Alteridades" (AnCA – Unifesp), e é pesquisadora na área de saúde indígena e saúde coletiva.

Camila Sthefanie de Matos Gomes

Cursa bacharelado em Serviço Social na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista. Atuou como Redutora de Danos no Centro de Convivência e Redução de Danos É de Lei/SP e no Projeto ResPire Redução de Danos/SP. Foi bolsista de iniciação à gestão (BIG) no Programa de Apoio ao Estudo - UNIFESP/BS (2017) e estudante extensionista no grupo Div3rso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos - UNIFESP/BS. Participou como estudante extensionista no Projeto de Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Matriz Bantu na Região Metropolitana de São Paulo. Atualmente é bolsista no Meta Observatório Institucional do campus de São José dos Campos e voluntária em Cátedra Kaapora e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) na UNIFESP. Participa do grupo de estudos e pesquisa Reflexos de Palmares e se dedica ao projeto de iniciação científica intitulado "Intelectuais negras brasileiras: conhecendo Maria Beatriz Nascimento e os sistemas alternativos de resistência"

Cássio França

Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-SP, pesquisador do Centro de Estudos em Administração e Governo (CEAPG) da FGV EAESP e pesquisador visitante da London School of Economics and Political Science. Ativista e membro do Coletivo Antirracista do Colégio Oswald de Andrade.

Daphne Soares

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Pós-Graduada em Saúde Mental Coletiva e Especialista em Atenção Integral aos Consumidores de Substâncias Psicoativas. Atualmente cursa Mestrado em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Atuante nas áreas de Saúde Mental, Atenção Integral ao Uso de Álcool e outras Drogas, Atendimento ao Público Adolescente, Adultos e Idosos, Saúde Mental da Mulher Negra, Sexualidades e Feminilidades, Supervisão Clínica e Institucional.

Prof. Dr. Deivison Mendes Faustino

Docente Unifesp Baixada Santista; Coordenador do Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares - Unifesp; pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros NEAB Unifesp. Graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2005); Mestre em Ciências da Saúde/ Epidemiologia pela Faculdade de Medicina do ABC (2010) e Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCAR (2015), possui Pós-Doutorado em Psicologia Clínica no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP (2021.). Foi Consultor do Fundo das Nações Unidas para Populações - UNFPA (2010/17/18); Professor de história da África na Faculdade São Bernardo (2010-2014); Visiting Scholar PDSE junto ao Department of Philosophy (University of Connecticut, UConn, 2014-2015) e recebeu, em 2016, a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese na área de Sociologia, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista; integrante do Instituto Amma Psique e Negritude e membro do comitê editorial das Coleções Palavras Negras (Editora Perspectiva) e Diálogos da Diáspora (UCITEC). Tem experiência com ensino, pesquisa e extensão nos temas Educação das Relações Étnico-Raciais, Pensamento Negro, Saúde da População Negra e Psicologia e Relações Raciais, Capitalismo e Racismo. É autor dos livros "Frantz Fanon: um revolucionário, particularmente negro" (2018) e "A disputa em torno de Frantz Fanon: a teoria e a política dos fanonsismos contemporâneos" (2020).

Edmur Machado Silva

Técnico Administrativo em Educação  da Universidade Federal de São Paulo , Campus Osasco.

Prof. Dr. Eduardo Januário 

Eduardo Rodrigues da Silva  

 Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, onde também atuou como Tutor de curso de extensão EaD. Bacharel e licenciado em Letras-Linguística pela USP, onde também atuou na Comissão de Cooperação Internacional (CCInt-USP). Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faveni; Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF e em Pedagogia Empresarial pela FIJ. Auxiliar Técnico em Educação no ensino fundamental na Prefeitura Municipal de São Paulo. Secretário Executivo na UNIFESP, onde também atuou como Tutor de cursos EaD de formação de professores, no COMFOR. Nesta mesma IFE, é fundador, educador voluntário e vice-coordenador do projeto extensionista de educação "Cursinho Popular 'CARDUME'", que visa preparar jovens e adultos com alguma vulnerabilidade social para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. É docente de Comunicação e Expressão no curso de Gestão Empresarial da FATEC-PG.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1786185004291385 

Elaine Mineiro

 Mãe, geógrafa, arte educadora e articuladora cultural. Como vereadora preside a subcomissão de Cultura e compõe a Comissão Finanças. Antes disso, foi coordenadora de núcleo de base da UNEafro Brasil no Jd. Pantanal, bairro de São Miguel Paulista. Atuou na Comunidade do Jongo dos Guaianás e no grupo Samba das Pretas, na Cidade Tiradentes, na região leste de SP, onde vive.

Eliane de Souza Almeida

Jornalista, Mestre em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São e Doutoranda em Mudança Social e Participação Política pela EACH/USP. Estuda atualmente a utilização do conceito de Negritude de Aimé Cesaire como referência para a construção do discurso antirracista no TEN. Pesquisadora do GT Teorias Decoloniais, Territorialidade e Cultura do Celacc/ECA/USP e Clacso, do Núcleo Reflexos de Palmares da Unifesp e do Projeto Intelectuais Negras também da Unifesp. É ativista na Rede Internacional Antirracista Quilombação e compõe a Marcha de Mulheres Negras de São Paulo.

Elisiane dos Santos

Membra do Ministério Público do Trabalho, lotada na Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo. Mestra em Filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP (2017). Especialista em Direito do Trabalho pela Fundação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (2007) e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (1996). Coordenadora do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em São Paulo. Vice Coordenadora da Coordenadoria de Promoção a Igualdade e Combate a Discriminação no Trabalho do Ministério Público do Trabalho - SP. Coordenadora do Subcomitê de Gênero do Comitê Nacional da Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do Ministério Público do Trabalho. Atua na defesa dos direitos humanos, principalmente nos seguintes temas: trabalho, gênero, raça/etnia, criança e adolescente.

Profa. Ellen de Lima Souza

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/SP. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP e credenciada ao Programa de Pós graduação em Educação UNIFESP, e coordenadora do Grupo de Pesquisa LAROYÊ - Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: das relações étnico-raciais, Filosofia da Infância, Descolonização, Infâncias, Religiosidade Afro-Brasileira e Formação de professores/as.

Profa. Dra. Eunice Prudente

Fabiana Macena Luiz

Bacharel em psicologia pela Universidade IX de Julho. Extensão em Psicologia Clínica na abordagem Terapia cognitiva comportamental, com dependentes químicos, colaboradores do serviço funerário de SP. Colaboradora do coletivo Roda terapeutica das pretas e do Projeto Casa de Marias. Atualmente também em consultório, realizando atendimento clínico orientada pela linha teórica da sócio histórica, com maior público concentrado entre mulheres negras e/ou pessoas Lgbtqia+. Cursando aprimoramento/especialização em Clínica da Sexualidade e Gênero, segundo a perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica pela PUC-SP. Colaboradora da comissão de ética do CRP-SP.

Profa. Dra. Fabiana Schleumer

Professora Adjunta no Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em História - PPGH da Unifesp. Colunista do Jornal O Kwanza, Toronto, Canadá. Líder do Grupo de Pesquisa "Lucala: as Áfricas e suas conexões (Unifesp/CNPq). Suas áreas de interesse são: História de Angola, Diáspora Atlântica e Relações Étnico-raciais e de Gênero, atuando nos seguintes temas: Inquisição em Angola, Escravidão e Racismo. Foi chefe do Departamento de História da Unifesp.(2020-2021). Atualmente é Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura na Unifesp e coordenadora do Curso de Especialização: "As Áfricas e suas Diásporas"(Unifesp, UAB, CAPES).

Prof. Dr. Fernando Atique

Professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, onde ministra cursos na graduação e na pós-graduação na área de História, Espaço e Patrimônio Edificado. É arquiteto e urbanista (1999), mestre (2002) e doutor (2007) pela Universidade de São Paulo - USP. Foi pesquisador (Visiting Scholar), com bolsa CAPES, na University of Pennsylvania - Penn -, nos EUA, no Department of History of Art (2006). É pós-doutor em História, com bolsa FAPESP, pelo History Department da New York University - NYU - (2016). É membro fundador da Associação Ibero-Americana de História Urbana - AIHU. É, também, membro do ICOMOS-Brasil. Coordena o Grupo de Pesquisa CAPPH - Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica. É, atualmente, Coordenador de Integração Acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP. É, também, Conselheiro no CONDEPHAAT, como representante do IAB - SP. Atua, desde 2020, como um dos editores da Thésis, revista da ANPARQ - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, e, na Secretaria Executiva do Núcleo DOCOMOMO /São Paulo. 

Profa. Dra. Fernanda Emy Matsuda

É professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo, coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante (Campus Osasco) e coordenadora do projeto de educação popular em direitos Promotoras Legais Populares (São Paulo). É doutora (2016) e mestre (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Direito (2002) pela Universidade de São Paulo e graduação em Ciências Sociais (2012) também pela Universidade de São Paulo. Na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, foi pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena e do Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada. No Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, integrou a Comissão de Monografias (2009-2010) e coordenou o Núcleo de Pesquisas (2011-2012) e o Grupo de Trabalho sobre o Sistema Prisional (2013-2014). Foi consultora em projetos do Instituto Patricia Galvão Mídia e Direitos, da Conectas Direitos Humanos, da União de Mulheres de São Paulo, do Centro de Estudios en Seguridad Ciudadana - Universidad de Chile e do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça. Foi pesquisadora do Instituto Terra Trabalho e Cidadania, do ILANUD e do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo. Seus temas de interesse e atuação são direitos humanos, educação popular em direitos, violência baseada no gênero, sistema de justiça criminal e sistema socioeducativo.

Flavia Martins de Carvalho

Juíza de Direito no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Possui mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998). Ex-Coordenadora Adjunta e Membro do Comitê Científico do Fórum de Grupos de Pesquisa em Direito Constitucional e Teoria do Direito. Ex - Advogada autônoma com atuação nas áreas pública e privada. Professora universitária com 10 anos de experiência, ministrando diversas disciplinas, com maior atuação nas áreas de Teoria e Filosofia do Direito, Direito Constitucional e Direito Civil.

Prof. Dr. Freddy Giovanni Esquivel Corella

Professor Catedrático em Serviço Social, Universidad de Costa Rica. Doutor em Educação (CSUCA-UNED, Costa Rica). Mestre em Ciência em Serviço Social, ênfase em pesquisa (SEP-UCR, Costa Rica). Graduado em Serviço Social (Universidad de Costa Rica – UCR, Costa Rica). Bacharel em Serviço Social (UCR, Costa Rica). Doutorando em Ciências Sociais com especialização em Serviço Social (UDELAR, Uruguai). Pós-doutorando em Serviço Social e Política Social (UNIFESP). Pesquisador em reprodução do Serviço Social na América Latina e Europa, Direitos Humanos e Ontologia na Lukacs. Ex-diretor do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UCR. Ex-vice-Diretor da Escuela de Trabajo Social UCR.

Gabriel da Silva Brito

Graduando do curso de Licenciatura em Filosofia pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-Unifesp). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico-Cultural (GEPPEDH). Participou do Projeto de Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Matriz Bantu na cidade de São Paulo. Integra a equipe no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/Unifesp) como bolsista extensionista. Desenvolve pesquisa no campo da Educação, atuando especificamente nos seguintes temas: Interseccionalidade entre Raça e Gênero; Filosofia da Educação; Racismo Recreativo e Relações étnico-raciais.

Profa. Dra. Gabriela Arantes Wagner

Professora Adjunta II do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo. Atua como Professora Convidada no Curso de Pós Graduação em Pesquisa Clínica e Medical Affairs da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Foi Professora Assistente de Farmacologia e Uso Racional de Medicamentos do Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atuou como Pesquisadora na Unidade de Avaliação de Tecnologias em Saúde ? UATS do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Possui Pós Doutorado no Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP, Doutora em Ciências pelo Programa de Pós Graduação do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Possui Aprimoramento profissional em Toxicologia Analítica pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Ciências Farmacêuticas com habilitação em Analises Clínicas e Toxicológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi vencedora na modalidade Jovem Pesquisador de Doutorado no âmbito do projeto Rede de Pesquisa sobre Drogas, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Ministério da Justiça, em 2013. Na Pesquisa, compõe a equipe de pesquisadores do Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Grupo de Estudos em Farmacoepidemiologia; Grupo de Pesquisa em Saúde Pública e Envelhecimento e Rede de Pesquisa sobre Drogas da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Ministério da Justiça.

Prof. Dr. Gilberto da Silva Francisco

Possui graduação em História (Bacharelado - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP; Licenciatura - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE/USP) - 2000 a 2004, graduação em Letras (Bacharelado - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP) - 2007 a 2011 (interrompido); mestrado em Arqueologia (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo) - 2004 a 2007, e doutorado em Arqueologia (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo) - 2007 a 2012; com períodos de Estágio no Exterior (École Française d'Athènes - EFA -, Grécia; e École de Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS - França) - 2004, 2006, 2008 e 2010-2011. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Clássica e Arqueologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ceramologia, Iconografia e Epigrafia grega; além de estudos sobre recepção/apropriação do passado (Antigüidade Clássica). Atualmente é professor Adjunto  da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos; Vice-coordenador do curso de especialização. As Áfricas e suas diásporas  (UAB/UNIFESP/CAPES); Membro Sênior (ancien membre) da École Française d'Athènes, Grécia, responsável pelo projeto "Heraion de Delos".

Gildean Silva Pereira

"Panik" é Mc, Rapper, ativista e pesquisador da cultura Hip-Hop, graduado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com especialização em administração e organização de Eventos pelo SENAC/SP, membro integrante da Soweto Organização Negra e atua como Gestor Cultural na Coord. de Cultura da ProEC UNIFESP"

Giovanna Paiva

Graduanda em Ciências Ambientais (Universidade Federal de São Paulo) e técnica em Nutrição e Dietética (Etec Parque Belém).

Grace Damiana Souza Miranda

Formada em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; especialização em gestão de projetos sociais; gerente da Fábrica de Cultura Jaçanã; consultora no terceiro setor atuando em  projetos culturais e sociais desde 2005; pesquisadora na área de gênero, juventude e cultura; idealizadora do Encontro de Diálogos sobre juventude, cultura e violência (1ª e 2ª edição). Desenvolve trabalhos de gestão do conhecimento fortalecendo artistas  na produção cultural, educativa , sustentável e independente.

Helena Lima

Estudante de biologia no 8⁰ período na Universidade Federal de São Paulo e membro do laboratório de Etologia, Interação Social e Desenvolvimento da USP e  bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET).

Profa Dra Hosana dos Santos

Doutora em Letras pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa (2012), do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP); mestre, licenciada e graduada em Letras, com habilitação em Linguística e Língua Portuguesa, pela mesma Universidade. Atua principalmente nas áreas de Teoria Linguística, Sociolinguística, História Social da Linguagem e Educação das Relações Étnico-raciais. É professora adjunta no curso de Letras (área de Linguística) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa em História Social da Linguagem e Relações Étnico-raciais.



Profa. Dra. Iara Rosa Farias

Graduação em Letras pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS (1990), Mestrado em Letras: Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP-CAr (1997) e Doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo - USP/SP (2002). ProDoc/CAPES de estudos e pesquisas em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2003-2005). Pós-Doutorado na Universidade de Bolonha - UNIBO/Itália (2016-2017), sobre paixões que sustentam o racismo, a discriminação e o preconceito. Atuou na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - FACED/UFBA (2005-2009), na área de Alfabetização e Letramento (graduação), adotando a perspectiva Linguística. Atuou na Pós-Graduação, linha de pesquisa Sociedade e Linguagem, trabalhando com Semiótica e Análise do Discurso Francesas. Desde 2009, é professora na Universidade Federal de São Paulo/EFLCH, curso de Letras, na área de Estudos da Linguagem. Tem pesquisa em Linguística e em Educação a partir da Semiótica Francesa, abordando os seguintes temas: percepção/figuratividade, paixão e intertextualidade/interdiscursividade em textos sincréticos (canção, animação, publicidade, mídias sociais)

Ítalo Soares

Ator, Dublador e Gestor cultural em formação, está a frente da Cia PimentArdida de teatro do bairro dos pimentas, sua luta é não só pela queda do racismo estrutural, mas, também estabelecer uma perspectiva diferente sobre o que é o teatro para a sociedade, onde ele está, onde ele deveria estar. Seu foco se dá pela formação de público para teatro.

Profa. Dra. Izilda Cristina Johanson

É doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu mestrado e graduação. Seu trabalho de pesquisa concentra-se na área de filosofia francesa contemporânea, com ênfase na filosofia bergsoniana e temas relacionados ao vital, à criação, à subjetividade, e também às questões de gênero e os estudos feministas. É professora associada do curso e do programa de pós-graduação de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Jack Magalhães

Discente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) e Agente de Educação Ambiental do Sesc Itaquera.

Joana Oliveira

Bacharel em História pela UNIFESP com pesquisas voltadas para a trajetória intelectual de Luiz Gama tendo trabalhado como colaboradora no roteiro de sua cinebiografia "Doutor Gama", de "Jeferson De". 

Profa. Dra. Joana Rodrigues

Professora de Literatura em Língua Espanhola do Departamento de Letras dos programas de graduação e pós-graduação da  EFLCH, campus Guarulhos. Pesquisadora do Observatório de Educação Superior da EFLCH.

José Lincoln Menegildo Casselin

Graduado em Letras, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas, Coordenador e professor do Projeto Dança a Serviço da Comunidade do Jd. Tomé – Embu das Artes. Está atualmente na Assessoria de Comunicação/Site da ProEC , na Criação/Manutenção do site da Cádetra Kaapora e apoio nas Coordenadorias Direitos Humanos, Cultura, Programas e Projetos e Eventos da ProEC.

Prof.  Dr. José Vicente

Reitor e Diretor Geral e Acadêmico da Faculdade Zumbi dos Palmares é Advogado, Mestre em Administração, Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Fundador e Presidente do Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior, Fundador Presidente da Afrobras – Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural.

Juliana Maria Figueiredo de Souza

Júlio Mad

Integrante do coletivo de breaking “Mad Feeling Crew” - Baixada Santista

Kamila Lorrayne Alves

Tecnóloga em Transporte terrestre -  Fatec

Profa. Dra. Lia Rita Azeredo Bittencourt

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo e Professora do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina /UNIFESP.

Profa. Dra. Ligia Fonseca Ferreira

Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui doutorado na Universidade de Paris 3 – Sorbonne, com tese sobre a vida e a obra de Luiz Gama. É autora-organizadora da edição  da obra poética integral do autor em Primeiras Trovas Burlescas & outros poemas (Martins Fontes, 2000), da antologia Com a palavra Luiz Gama. Poemas, artigos, cartas, máximas (Imprensa Oficial, 2011, 2018), e de Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro (Edições do SESC, 2020). 

Luana Bayô

Cantora, compositora e educadora paulistana. Dona de uma voz grave potente e marcante, seu trabalho é fortemente marcado pela presença da música negra em diáspora. Realiza um forte trabalho na cultura popular brasileira apresentando ritmos como vissungos, sambas, jongos  e outras músicas que fizeram e fazem parte da sua trajetória.

Profa. Dra. Luciana Alves

Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis Unifesp

Profa Dra Luciana Maria Cavalcante Melo 

Assistente Social, Professora Doutora do Curso de Serviço Social da UNIFESP/BS


Luís Gustavo Reis

Mestre em História Social pela Universidade Federal de São Paulo. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2013).

Magda Isabel do Nascimento

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. bacharel em Ciências pela UNESP.

Maria Adelaide Gimenes

Profa. Dra. Maria Helena Elpídio

Docente do departamento de Serviço Social - UFES

Profa Dra Maria Liduína de Oliveira e Silva

Assistente Social,  Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (PPGSSPS) e docente do curso de Serviço Social da Unifesp. Coordenadora da Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Pedagógico (CPAP)/Prograd/Unifesp. Coordenadora da Comissão de Monitoria Prograd/Unifesp. Coordenadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Criança, Adolescente e Família (Gcaf). 

Maria Salete Perroni

Produtora e pesquisadora cultural, mestre em Ciência pela EACH-USP, no programa de Mudança Social e Participação Política, na linha de Patrimônio Histórico e Cultural, graduada em Engenharia Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz e estudante do último semestre de História na FFLCH-USP. Atua como produtora desde 2014, atualmente integra a equipe da Coordenadoria de Programação da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e coordena o projeto Museu de Arte de Rua (MAR).

Profa. Dra. Marina Gusmão de Mendonça

Possui Graduação em História pela Universidade de São Paulo (1975), Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1977), Licenciatura em História pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1975), Mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1989), Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997) e Pós-doutorado em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília (2012). Professora Adjunta do Departamento de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus de Osasco. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. Pesquisadora Convidada da Cátedra J. Castro/USP (Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil, História Econômica, História Moderna, História Contemporânea, História da América Latina, História da África e História das Relações Internacionais.

Marlene Oliveira 

Pedagoga em escola pública e psicóloga com formação em Gestalt-Terapia. Atende atualmente na Clínica Gestar. Especialista em Neuropsicologia e em Cultura Afrobrasileira. Trabalhou no Movimento Social de População em Situação de Rua de Salvador, onde contribuiu na construção do Caderno de Orientações para o Centro de Referências para População em Situação de Rua (Centro Pop). Atua como voluntária na ONG Entre-Aspas Chapada Cidadão, onde atende moradores em vulnerabilidade social.

Marta Barbosa da Costa Nunes 

Possui graduação em pelo Centro Universitário Metodista (2008), especialização em Direito Internacional pela Escola Paulista de Direito (2012) e mestrado em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP (2018). É doutoranda em Direito dos Estado na Faculdade de Direito da USP (2020). Atualmente é oficial administrativo - Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos. Como pesquisadora, tem desafiado temas referentes a efetivação dos Direitos das Mulheres Negras no Brasil e nos países africanos de língua portuguesa.

Profa. Dra. Marta Denise da Rosa Jardim

Professora do Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. Pesquisadora, colaboradora do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Pesquisadora do Centro de Estudos de Migrações Internacionais - Departamento de Antropologia, UNICAMP, CNPQ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa- DGP- CNPQ: Etnografia e História das Práticas Artísticas e das Línguas das Áfricas. Pesquisadora do OBSCENA, Observatório do Laboratório Teatro Willian Silva de Moraes - o UNIFESP. Concluiu mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ciências Sociais- Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi PÓS-DOC FAPESP- CEBRAP- CEA-UEM entre 2006 e 2009. Foi Visiting Scholar na School of Anthropology and Museum of Ethnography da Oxford University em 2016. Atua nos seguintes temas: Etnografia, Performances, Áfricas; reprodução da família e regulação da herança; hindus; Sul de Moçambique, (Kwa Zulu Natal) África do Sul.

Matheus de Sena Monteiro

Estudante da graduação em História, na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. campus EFLCH. Compõe o Núcleo Negro Unifesp Guarulhos - NNUG. Atua como monitor na UC História da África e do grupo de estudos Lucala: As Áfricas e suas conexões ambos coordenados pela Profa. Dra. Fabiana Schleumer. Foi bolsista no PIBID/História pelo programa da CAPES com Duração de 18 meses sob a orientação da Prof. Dra. Elaine Lourenço. Coordenador do Projeto de Extensão “Pimentas de Ouro". Possui algumas entrevistas publicadas, verbetes e recentemente um livro que foi fruto de um edital organizado pela Revista África e Africanidades em parceria com a editora indígena Pachamama. 

Mauricio de Sena Monteiro

Estudante do curso de História da EFLCH,  integrante do projeto Pimentas de Ouro e pesquisador do projeto Ehpala

Prof. Dr. Maurício Lourenção Garcia

Psicólogo e pós graduado em Psicologia Clínica.  Docente do curso de Psicologia da UNIFESP - Baixada Santista e Pró-Reitor Adjunto de Graduação da Unifesp.

Michael Dias de Jesus

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Geografia da Rede Estadual de São Paulo e pós graduado em Docência do Ensino Superior. Tem desenvolvido pesquisas acerca de Práticas Pedagógicas Antirracistas nos espaços escolares a partir da vida e obra de Carolina Maria de Jesus.

Profa. Mojana Vargas

Cursando Doutorado em Estudos Africanos pelo ISCTE-IUL, possui Mestrado em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (Unesp-Unicamp-PUC/SP) e graduação em História - Bacharelado e Licenciatura, pela Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2004). Tem experiência na área de História Política, com ênfase em Política Externa do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Cooperação Educacional, África nas Relações Internacionais Brasileiras e Relações Interamericanas. Atualmente é docente no curso de Relações Internacionais Universidade Federal da Paraíba.

Mumu de Oliveira

Leonardo Cesar Balbino de Oliveira, sambista, compositor, cantor e estudante de pedagogia.  Acredita que o samba pode e vai contribuir na construção de uma educação, efetivamente antirracista. Poeta das questões sociais. Homem preto que traz no seu fazer artístico músicas sobre raça, espiritualidade, gênero, classe, entre outras. Sim, o samba é  diversão. Mas também reflexão, conscientização, informação. Tudo junto no mesmo balaio.

Prof. Dr. Muryatan Barbosa

Prof. Dr. Nelson Sass

Reitor em exercício da Universidade Federal de São  Paulo(UNIFESP) (2021 a 2024). Livre-Docente (2009) pela UNIFESP. Professor Associado do Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Responsável pelo Setor de Hipertensão Arterial e Nefropatias na Gravidez. Atua na assistência, graduação médica, extensão e pós graduação. Orientador do Programa de Pós-graduação Obstetrícia com linhas de pesquisa relacionadas às síndromes hipertensivas, nefropatias e transplante renal.Foi Vice Reitor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no período 05/2017-10/2020. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP de 2010-2017. Diretor de Pesquisa da FAP (Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo) de 2014-2017. Foi Coordenador Didático, Assistencial, Científico e Supervisor da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha (Secretaria da Saúde do Município de São Paulo) de 1996-2019. Especialização em Administração Hospitalar (800 horas), pela UNAERP (1997-1998). É editor dos livros Hipertensão Arterial e Nefropatias na Gravidez (Guanabara-Koogan 2006) e OBSTETRÍCIA (Grupo GEN, 2013). É o representante do Brasil no International Council da International Society for the Study of Hypertension in Pregnancy (ISSHP). 

Pedro Henrique Antonio Lessa Otsuzi

Estudante do curso de Ciências Sociais da EFLCH, integrante do grupo de pesquisa Vulnerabilidades Covid-19 e militante da Organização  Mandela Free (Movimento Social).

Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva tem experiência em Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação: Relações Étnico-raciais; Práticas Sociais e Processos Educativos; Políticas Curriculares e Direitos Humanos. Professora Emérita da Universidade Federal de São Carlos. Em 21 de março de 2011, foi admitida pela Presidenta da República Dilma Rousseff, na Ordem Nacional do Mérito, no Grau de Cavaleiro, em reconhecimento de sua contribuição à Educação no Brasil. Em junho 2010, foi indicada como Somghoy Wanadu-Wayoo, ou seja conselheira integrante do Conselho do Amiru Shonghoy Hassimi O. Maiga, chefe do Povo Songhoy, no Mali. Professora Titular em Ensino- Aprendizagem - Relações Étnico-Raciais, docente junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas-UFSCar, na condição de professora sênior. Pesquisadora junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar. Integra o International Research Group on Epystemology of African Roots and Education , coordenado pela Drª Joyce E. King da Georgia State University/USA. Foi conselheira do World Education Research Association (WERA), representando a Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) (2009 - 2016). Foi conselheira, na condição de notório saber, do Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial (2015 - 2016). Foi Conselheira da Fundação Cultural Palmares, nos termos da Portaria nº 141, de 28/12/2011. Por indicação do Movimento Negro, foi conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, mandato 2002-2006. Nessa condição, foi relatora do Parecer CNE/CP 3/2004 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Foi professora visitante junto a University of South Africa (1996), a Universidad Autonoma del Estado de Morelo, in Cuernavaca, México (2003), na Stanford University , USA, (em 2008 e em 2015), na Universidade de Maputo, Moçambique em 2019. De 2007 a 2011 foi coordenadora do Grupo Gestor do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar. Em 2011, recebeu homenagem da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), das mãos da Ministra Luiza Helena Bairros, o prêmio Educação para a Igualdade, por ser a primeira mulher negra a ter assento no Conselho Nacional de Educação, por relevantes serviços prestados ao País e pela valiosa contribuição para a educação brasileira no combate ao racismo. Em 2001, recebeu reconhecimento da Câmara Municipal de Vereadores de São Carlos/SP, por seu compromisso em promover e desenvolver ações por uma educação de alta qualidade e pela luta por uma convivência tolerante, harmoniosa e sem preconceitos em nossa sociedade, bem como da Coordenadoria de Assuntos da População Negra da Prefeitura Municipal de São Paulo, o Prêmio Luiza Mahin, em reconhecimento por sua atuação em prol das mulheres negras.

Priscila Machado Lima

Pós graduanda em Produção Audiovisual e Multiplataformas, possui MBA em gestão de projetos pela USP, graduação em audiovisual, cineclubista no Perifacine: Fascinante, Itinerante, Nosso, produtora cultural há 18 anos, organizadora do livro “Memórias de um São: Mapeamento e memória cultural da região de São Mateus”, trabalhou no Museu da Imagem e do Som de 2006 a 2013 e na Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo foi coordenadora da Casa de Cultura São Mateus entre agosto de 2015 a janeiro de 2017 e foi coordenadora das Casas de Cultura desde janeiro de 2017 a outubro de 2021. 

Priscilla Marques Campos

Discente Pós - graduação Unifesp Guarulhos

Profa. Dra. Raiane Patrícia S. Assumpção

Socióloga, Vice - Reitora da Universidade Federal de São  Paulo(Unifesp) (2021 a 2024) e pesquisadora do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF - Unifesp). Tem experiência na gestão de Políticas Públicas (Saúde, Assistência Social e Educação), no desenvolvimento de Processos Formativos via Educação Popular e na realização de pesquisas nas seguintes áreas: Instituições Políticas Brasileiras (especialmente sobre partidos políticos e eleições); Políticas Públicas, Educação Popular; Violência de Estado e Direitos Humanos. Tem se dedicado a produzir conhecimento acadêmico a partir do diálogo com os saberes populares e pela construção de narrativas com os movimentos sociais na perspectiva de uma vida digna.

Rayane Luize Silva Bandeira

Estudante de Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi educanda no projeto de extensão Cursinho Popular Cardume (UNIFESP), no qual hoje atua como educadora.

Raquel Vieira Ramos Rodrigues

Graduada em Petróleo e Gás pela Faculdade de Tecnologia FAESA (2013). Atualmente é estudante no Curso de Engenharia de Produção e atua como Assistente em Administração  nas equipes da Coordenadoria de Direitos Humanos e da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - ProEC Unifesp.

Renan Figueiredo

Graduando em História com ênfase em Memória e Patrimônio pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do projeto de extensão Pimentas de Ouro, onde são propostas atividades buscando criar laços entre a EFLCH/UNIFESP e o entorno imediato. Faz parte do Centro de Memória Urbana da Zona Leste (CMUrbZL/UNIFESP), organizando os fundos documentais do Movimento Popular de Saúde da Zona Leste e do Centro de Pesquisa e Documentação São Miguel Paulista.  Diretor de Esplanadas Negras, 2019; Como Estão As Coisas Aí?, 2020 (Mostra de Cinema Guarulhense); Projeção República, 2020; e Tereza, 2018, participante da 30º Mostra Internacional de Curtas de São Paulo e do Festival Tornado da Cinemateca de Curitiba. Trabalhou com arte-educação e mediação cultural em instituições museológicas e culturais como Museu Catavento Cultural, Sesc Guarulhos, Museu da Imagem e Som, Centro Cultural Banco do Brasil, CAIXA Cultural São Paulo e Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia.

Prof. Dr. Renan Honório Quinalha

Professor de Direito (Instituições Judiciais e Cidadania) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutor em Relação Internacionais na Universidade de São Paulo (IRI - USP). Mestre em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Graduado em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (FDUSP). Membro do Conselho de Orientação Cultural do Memorial da Resistência de São Paulo, do Conselho do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/Unifesp) e do Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Advogado inscrito na OAB/SP, Membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/SP. Presidente do Conselho de Administração do Núcleo de Preservação da Memória Política.

Profa Dra Renata Cristina Gonçalves dos Santos

É docente da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista (UNIFESP), onde coordena o Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares: análise da questão racial no Brasil, em parceria com o Prof. Devison Faustino. É doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, coordena, junto com o Prof. Carlos Lírio, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Unifesp. Suas pesquisas atuais versam sobre as classes sociais em sua imbricação com as relações de gênero e raça/etnia; feminismo negro; racismo no Brasil e movimentos sociais.

Profa. Dra. Renata Francisco

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010).Doutora em História Social da Universidade de São Paulo (2018). Pós-doutoranda em História na UNIFESP. 


Renato Freitas Souza

Professor de Educação Física com licenciatura e bacharel, possui 3 pós graduações: Psicologia Social, Saúde Mental e Direitos Humanos e relações étnicos sociais. Desenvolveu atividades em Centros De crianças e adolescentes (CCA), em Casas de Culturas de Santo Amaro e Centro Cultural Grajaú, oficinas com jovens egressos da Fundação casa em serviço de medida sócio educativa, entre outros. 

Rute Rodrigues dos Reis

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Doutora em Ciências Sociais pela mesma Universidade concluído em 2011. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, Metodologia Científica, Relações Étnico-raciais, de Gênero e Política Educacional. Participou do projeto de pesquisa intitulado Homens nas Margens: Idade, Etnicidade, Orientação Sexual e Trajetórias Profissionais na Construção de Masculinidades Não Hegemônicas, coordenado pela Dra. Sofia Aboim do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, no período de 2010 a 2013, com financiamento da Fundação para Ciência e Tecnologia (Portugal). Atualmente participa da pesquisa O Multiculturalismo Contemporâneo nas Escola: Reconhecimento e Afirmação de Histórias e Culturas Urbanas Negadas, como Pós Doutoranda pela Faculdade de Educação da USP. Atua como pesquisadora bolsista do Observatório de Educação da Universidade Brasil desde setembro de 2017.  

Samara dos Santos Carvalho

 Socióloga e Doutora(nda) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Ensino Médio. Educadora no projeto de extensão Cursinho Popular Cardume (UNIFESP).

Profa. Dra. Sandra Regina Leite de Campos

 Vice-Diretora do campus Guarulhos Unifesp. Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2017). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: libras, surdez, linguagem, educação para surdos e educação de surdos.

Sarah Isis Silva

 Moradora da Zona Leste de SP. Discente de Ciências Sociais no Campus Guarulhos UNIFESP, Professora de História, Educadora Social e Educadora Popular. Membra do Coletivo Espaço Cultural Carlos Marighella. Participou como estudante extensionista do Projeto “Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana Bantu na Região Metropolitana de São Paulo''. Atualmente integra a equipe da Cátedra Kaapora como estudante extensionista. 

Selma Cristiane de Farias

Graduada em Serviço Social PUC/São Paulo 

Profa. Dra. Silvia Lopes Raimundo

Geógrafa formada pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Geografia Humana pela mesma Universidade. Dedica-se, como pesquisadora, ao estudo dos temas ligados aos Movimentos Culturais e Sociais, Educação Popular, Produção do Espaço e Formação do Território Urbano nas Periferias de São Paulo. Professora e pesquisadora do Instituto das Cidades da Unifesp.

Profa. Dra. Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz

Assistente Social, Professora Doutora do Curso de Serviço Social da UNIFESP/BS 

Tatiana Luzia Pereira da Silva

Superintendente de Tecnologia em Gestão Hospitalar - Universidade Cruzeiro do Sul

Prof. Dr. Umberto de Andrade Pinto

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu (1978), Graduação em Pedagogia e Especialização em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982 / 1986), Mestrado em Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós-Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa / Porto (2019). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Paulo, junto ao Departamento de Educação, onde leciona e desenvolve pesquisas no Curso de Pedagogia, no Curso de Pós-Graduação em Educação e no curso de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Integra dois grupos de pesquisas: GEPEPINFOR / UNIFESP e GEPEFE / FEUSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente para a educação básica e ensino superior, pedagogia, formação de pedagogos, escola pública e coordenação pedagógica.

Profa. Dra. Viviana Mendes Lima

Doutora em Saúde Global e Sustentabilidade pela USP - Faculdade de Saúde Pública (2017). Formada em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP ( 2004 - 2007), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (2010). Pesquisadora associada do Laboratório de Estudos das Cidades. Participou do Projeto Rondon Operação Grão-Pará como membro capacitora. Também possui formação Técnica em Enfermagem pela Escola Fundação Johnson de São José dos Campos, SP. Dentro do período de 1999 a 2002 exerceu a função home care em Lausanne, Suíça. Coordenadora do INIC - Encontro de Iniciação Científica, Pós-Graduação, INIC Jr e INID anual da UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba. Foi Tutora de Educação a Distância - (EAD) do Curso de Gestão Ambiental - UNOPAR. Professora Convidada do Curso de EAD - Especialização em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública -USP. Membro do CEP - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA da UNIVAP. Militante do Movimento Negro, iniciou com a UNEGRO – UNIÃO DE NEGRO PELA IGUALDADE.  Participante voluntária PLP - Promotora Legal Popular e membro-diretora do Centro Dandara, organização não-governamental que trabalha com mulheres em situação de violência. Atualmente é militante e membro da Diretoria das QUILOMBELAS - Núcleo de Mulheres Negras em São José dos Campos – SP. Atua na militância do Destaque Negro entidade que luta pelos direitos dos afrodescendentes no município.

Walmir DamascenoTaata Katuvanjesi

Jornalista, pesquisador e estudioso de culturas tradicionais Bantu, Coordenador Geral do ILABANTU Instituto Latino Americano de Tradições Bantu.

Waltecy Alves dos Santos

Professor Efetivo da área de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Tecnológico de Barueri - São Paulo. Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Contemporânea de Autoria Negra.  Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, Tecnológica e Artístico-Cultural são: Empoderamento Negro e Criação Literária, Resistência, Literatura e Negritude, Arte Negra, Política e Estética.