A II Semana da Consciência Negra: 100 anos de Carolina Maria de Jesus, da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, ocorreu entre os dias 24 e 28 de novembro de 2014. Tratou-se de evento acadêmico e político-cultural, cujos objetivos consistiram em realizar diversas atividades em torno da questão racial oferecendo discussões que desencadeiem iniciativas que ampliem a pesquisa científica e a articulação da Universidade com a rede pública e com os movimentos sociais na perspectiva do fim da desigualdade racial.
Nesta edição, a homenageada foi Carolina Maria de Jesus, a escritora negra e favelada que depois de alcançar o sucesso com sua obra máxima “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, publicado em 1960, caiu no esquecimento. Em 2014 a autora completaria 100 anos, ocasião em que inúmeros pesquisadores e amantes de suas obras se reúnem para lhe render uma justa homenagem em reconhecimento do valor literário de seus escritos.
O Núcleo de Estudos "Reflexos de Palmares" também se junta a estes múltiplos esforços para refletir sobre o legado e os impactos de sua “escrevivência” para a produção do conhecimento e a transformação das relações sociais. Muito bem-vinda de novo Carolina Maria de Jesus!